Para além do salário que um trabalhador recebe, o seguro de saúde é também um dos benefícios complementares remuneratórios que este mais aprecia, no momento de candidatura e negociação das condições de contrato para um novo emprego.
O plano de saúde, quando contratado a título da empresa, apresenta ainda diversos benefícios ficais e sociais para ambas as partes, o que faz com que este tipo de apólice seja hoje em dia indispensável no âmbito da gestão empresarial das organizações.
Neste artigo damos a conhecer alguns dos benefícios associados a este tipo de seguro do ponto de vista das empresas, quer a nível fiscal quer a nível social, para que assim possa fazer a escolha mais acertada ao aderir a um seguro de saúde para os seus colaboradores, com as modalidades e coberturas certas para o seu negócio.
Se precisar de ajuda para analisar as ofertas e fazer a sua simulação, pode sempre entrar em contacto connosco.
Soluções de saúde para empresas
Se é proprietário de uma empresa ou organização e está neste momento a considerar beneficiar os seus colaboradores com o acesso a um Seguro de Saúde, é importante referir que o Código de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) considera como gastos do período de tributação o máximo de 15% das despesas para com os colaboradores, decorrente dos contratos de seguros de saúde.
Logo à partida existe aqui um benefício fiscal a ter em consideração, sendo que para usufruir do mesmo deverá certificar-se que atribui o seguro de saúde à generalidade da sua equipa, respeitando o mesmo critério para todos os funcionários, ainda que estes façam parte de classes profissionais diferentes.
A par dos benefícios fiscais surgem também os benefícios sociais, de entre os quais se destacam o reconhecimento dos colaboradores, a promoção dos níveis de satisfação dos mesmos, a motivação generalizada e ainda a facilidade de retenção de talentos a integrar na sua equipa.
Benefícios fiscais para as empresas
Ao ponderar em investir numa solução de seguro de saúde para a sua empresa, uma das primeiras questões que tende a surgir está diretamente relacionada com os benefícios fiscais que este processo traz para a sua empresa, e é sobre isso que nos vamos debruçar em seguida.
- Deduções fiscais em sede de IRS – Para efeitos de IRC, os prémios pagos referentes a apólices de saúde dos colaboradores são aceites como custo dedutível a nível fiscal desde que, conforme referimos acima, o seguro abranja a generalidade dos colaboradores da empresa, com um plano de coberturas igual para todos. Excecionalmente, poderão ser também deduzidos os custos associados a seguros diferentes, de colaborador para colaborador, desde que resultem dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho;
- Limite de capital ajustado à empresa – O limite de capital com o qual cada empresa está disposta a trabalhar, ou seja, o valor máximo que cada colaborador vai ter ao seu dispor dentro do seguro de saúde varia sempre de organização para organização, sendo que no momento da contratação do seguro por parte da empresa existe a possibilidade de negociar os capitais seguros, de acordo com as necessidades das empresas;
- Maior flexibilidade na contratação das coberturas – No momento de analisar as ofertas e escolher o seguro mais indicado para a sua empresa, existem sempre muitas coberturas e todas elas devem ser ponderadas, ainda que muitas das ofertas hoje em dia possuam já uma conjugação de coberturas padronizada. Opte sempre por escolher coberturas ajustadas aos diferentes perfis e necessidades da sua equipa. Quanto às coberturas mais comuns e valorizadas, destacam-se a de ambulatório, a de reforço de capital em caso de doenças graves e a de estomatologia, que abrange higienizações, consultas médicas e tratamentos dentários.
Benefícios sociais para a sua organização
Por outro lado, os benefícios sociais são também fundamentais para a promoção e manutenção de um ambiente equilibrado dentro da empresa, e por nome este tipo de benefícios encontra-se mais associado ao colaborador.
- Reconhecimento dos colaboradores – O seguro de saúde é uma das condições mais apreciadas e valorizadas por quem procura emprego ou se encontra já inserido no mercado de trabalho, o que faz com que consiga garantir assim a satisfação da sua equipa, podendo ainda estender a oferta de seguro ao agregado familiar de cada colaborador;
- Reforço da remuneração – Ainda que o seguro de saúde não seja sinónimo de um aumento ao nível do vencimento mensal, a verdade e que este acresce tanto no salário emocional como na perspetiva que o colaborador tem acerca da empresa para a qual trabalha;
- Acesso a cuidados de saúde completos – Através deste tipo de benefícios, é possível usufruir de uma rede de prestadores de serviços alargada, dentro das coberturas disponíveis, fazendo com que os colaboradores consigam poupar nos custos de saúde e também nos tempos de espera. Para isso, cabe à empresa encontrar soluções de apólice que possuam uma rede convencionada de cuidados médicos o mais vasta e abrangente possível;
- Aumento da motivação e produtividade – O facto de a empresa demonstrar atenção e preocupação para com a saúde dos seus colaboradores faz com que estes se sintam valorizados e, consequentemente, de mantenham mais motivados, aumentando também a produtividade e rendimento da empresa.
Que modalidades de seguro de saúde existem para as empresas?
Já aqui falámos dos benefícios associados a este tipo de seguros, pelo que agora chegou o momento de nos focarmos nas diferentes modalidades disponíveis, sendo que de uma forma geral existem três tipos de modalidades de seguro para empresas: reembolso, rede convencionada e regime misto.
Relativamente à modalidade de reembolso, através desta a pessoa pode escolher de forma livre o prestador de cuidados de saúde que prefere, tendo depois de assumir a responsabilidade de pagar o ato clínica na sua totalidade, enviando posteriormente para a seguradora os documentos necessários para que esta proceda ao valor do reembolso a que tem direito.
Quanto à modalidade de rede convencionada, esta funciona de forma similar ao regime de reembolso, mas com uma pequena diferença. Ao invés de a pessoa pagar a totalidade do valor e depois ser reembolsada pela seguradora, neste caso a pessoa tem apenas de pagar uma parcela da despesa de saúde, sendo que posteriormente a seguradora paga o restante custo ao prestador de serviço em causa.
Por fim, existe ainda a modalidade mista, sendo que este acaba por ser o método mais utilizado pelas empresas, que combina um pouco das modalidades anteriores, fazendo com que o colaborador tanto possa beneficiar de descontos diretos na rede convencionada como ainda da possibilidade de reembolso em prestadores externos à rede convencionada na apólice de saúde escolhida pela empresa.
Existe forma de personalizar o seguro de saúde de cada funcionário?
Relembramos que é fundamental que antes de optar por uma solução de seguro para a sua empresa, comece primeiro por avaliar e identificar o perfil de colaboradores que compõem a sua equipa, de modo a encontrar a solução mais vantajosa para a sua organização.
Neste sentido, e com o intuito de criarmos um pacote personalizado para a sua empresa, deverá numa primeira fase considerar alguns aspetos, nomeadamente o plafond que pretende para cada cobertura, selecionar a modalidade de seguro pretendida, determinar quais as coberturas que pretende incluir na apólice, limitar a rede convencionada de acordo com a área de residência dos seus colaboradores, e por fim analisar os períodos de carência que pretende.
Após analisar estes fatores, a equipa de mediadores da João Marques Seguros trata do resto, para que não tenha de se preocupar com a parte burocrática e tenha sempre a certeza de que iremos trabalhar na melhor solução possível para o seu negócio.
Posto isto, para ficar a conhecer esta e outras ofertas de seguros, visite a nossa página, e em caso de dúvida, não hesitem em falar connosco. Estaremos disponíveis para o ajudar no que for necessário!